sexta-feira, 16 de março de 2012

AS ATIVIDADES DAS CRIANÇAS NO AN

O jornal A Notícia esteve no CEI prestigiando os trabalhos das crianças.


CONFIRA A MATÉRIA


Parabéns, Juarez Machado!

No aniversário de 71 anos do artista joinvilense, os pequenos alunos do CEI Juarez Machado criam exposição inspirada nas obras dele

Era uma vez um menino que nasceu em Joinville, gostava de desenhar, pintar e inventar, virou artista, ganhou o mundo e terá o aniversário celebrado hoje por 150 crianças. Os alunos do CEI Juarez Machado ainda podem entender dessa forma a história do artista homenageado pela escola, mas já são influenciados pela arte dele no dia a dia. Hoje, quando Juarez completa 71 anos, os jovens alunos brincam de imitar as obras enquanto aprendem e ainda aproveitam para comemorar o aniversário do patrono.

A exposição dos trabalhos está pelas paredes e salas do CEI Juarez Machado, que recebeu este nome em 2004 depois que uma pesquisa sobre o artista movimentou as crianças, as professoras e os pais. Foi inspiradas em obras de Juarez que as turmas inventaram as próprias obras. Elas podem ser vistas desde a entrada da escola, confundindo-se com as reproduções de telas de Juarez expostas.

“Desde que o CEI foi batizado com o nome dele, nós fazemos homenagens no aniversário dele. A mãe dele costumava vir nos visitar”, conta a diretora Rosana Letícia Florência, lembrando de Leonora Machado, a quem as crianças chamavam de vovó Leonora. Este ano, as professoras decidiram fazer mais: desde as crianças de quatro meses até as de cinco anos participaram da criação da exposição. Com os bebês, foram trabalhados aspectos da obra “O Circo”, fazendo com que elas conhecessem objetos circenses e pintassem usando as mãos. Já as crianças maiores puderam pesquisar em livros, conhecer a biografia de Juarez e inventar.

A obra “Carnaval em Veneza” levou a professora Rose de Souza Borba a pensar num trabalho diferente. Ela decidiu usar as máscaras para ensinar às crianças sobre arte. Uma das obras usadas pelas crianças, no entanto, não está em galerias de arte e nem é tão distante da realidade delas: é o desenho de um tanque, que Juarez fez aos três anos de idade. Os alunos de cinco anos reproduziram o tanque – da forma como cada um deles enxergava – no papel e em escala real, com material reciclável. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário